A estilista e empreendedora afrodescendente Naya Violeta, criada nos quintais de suas tias costureiras, traz uma nova proposta para os foliões goianos e brasileiros: o Carnavioleta. Com a chegada do Carnaval, a atmosfera colore o cerrado com vibrantes tonalidades, anunciando um período de celebração e renovação vibrante e pulsante.
“Ao nos depararmos com o Carnaval, questionamos o que fazemos com essa celebração? Reconhecemos sua importância enquanto festa no Brasil e a força dos movimentos afro-brasileiros. Decidimos ampliar nossa atuação para atender não só os clientes locais de Goiânia, mas também os clientes de todo o Brasil que adquirem nossos produtos pela loja virtual”, comenta Naya.
O Carnavioleta surgiu de uma articulação para compreender a força do Carnaval no Brasil e dos movimentos afro-brasileiros em todos os seus aspectos. Desde o início de fevereiro, o ateliê está aberto até a sexta – feira (09), para receber presencialmente clientes de Goiânia e atender às demandas das vendas virtuais em todo o país.
Em 2024, a marca estendeu suas atividades para além de Goiás, alcançando cidades como São Paulo e Salvador. Em solo goiano, o Carnavioleta veste figuras emblemáticas das comunidades negras, como Sônia Cleide, Lucilene Kalunga, o prefeito Vilmar Kalunga, a primeira-dama Lucinha Rosa de Cavalcante e a dj Isra Kevere, líderes do cerrado negro. Em São Paulo, a marca colabora com artistas como Iara Viana, do Bloco Siga Bem, com a atriz e ativista Preta Ferreira e sua mãe dona Carmem Silva so MTST, produzindo figurinos sob medida para pessoas que dialogam com o carnaval e a política.
Além de vestir corpos, a marca celebra a cultura e a identidade afro-brasileira. Destaca-se o Baile Black, uma iniciativa que promove a intersecção entre moda, Carnaval e política, e as parcerias com blocos como o Afro Kizumba, importante representante da cultura afro na Bahia.
A marca fortaleceu sua colaboração com o Baile Black Gyn, movimento que une a comunidade negra de Goiânia para resgatar suas raízes e promover a amizade por meio da música. Em 2024, lança o Black Bloco, o primeiro bloco de carnaval negro de Goiânia, criando seu estandarte. Na Bahia, Naya Violeta projetou os abadás para o Bloco Afro Kizumba, fundado em 1997 pelo Mestre Bira Reis, em Salvador.
O tema do carnaval de 2024 é “TECNOCENTRAL”, com todos os integrantes vestidos com estampas de Naya Violeta. Segundo a estilista, “é extremamente significativo ter criado essa indumentária em colaboração com nossa equipe de Goiânia para ser usada na cidade com a maior população negra do país”.
O objetivo da marca é ampliar sua comunicação de moda para projetos afro-afirmativos, gerando diálogos e posicionamentos relevantes dentro deste espaço cultural, social e político proporcionado pela moda e pelo carnaval, demonstrando assim seu compromisso com a promoção da diversidade e inclusão.
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Fonte: Mulher