Todos os tutores desejam a saúde e bem-estar de seus pets. Um dos problemas que acometem os bichinhos de estimação é a ceratoconjuntivite seca, mais conhecida como “olho seco”, que afeta principalmente os cães.
O olho seco, basicamente é uma condição ocular comum em cães e gatos que pode ter efeitos adversos significativos na saúde e no bem-estar do animal. Compreender os sintomas e as consequências dessa doença é fundamental para garantir o cuidado adequado do seu pet!
O que é olho seco?
O olho seco é nada amis que uma desordem que resulta na diminuição da quantidade ou na qualidade da lágrima. “A falta da quantidade adequada de lágrimas pode causar sensação constante de secura nos olhos, gerando desconforto e irritação, prejudicando o bem-estar dos animais”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil ao site gazeta digital .
Quais são os sintomas do olho seco?
De acordo com a veterinária Stefanie, os sintomas são provenientes do incômodo causado pela inflamação dos olhos, como coceira, olhos avermelhados, secreção ocular, dor, piscar excessivo e em casos mais crônicos a pigmentação da córnea com manchas escuras, entre outras alterações decorrentes da infecção.
O que aumenta o risco de olho seco?
Stefanie Poblete ressalta que “a falta de lubrificação adequada também pode aumentar o risco de úlceras de córnea, que podem ser dolorosas e, se não tratadas, resultam em complicações mais graves”. É importante destacar que algumas raças possuem predisposição aos quadros de ceratoconjuntivite seca como: cocker spaniel, lhasa apso, shih tzu, yorkshire terrier, pug e buldogue inglês.
O que fazer se perceber incômodo nos olhos do pet?
Caso o tutor perceba qualquer um desses sinais, é importante consultar um veterinário. “Vale lembrar que cada animal é único, e as necessidades de cuidados oculares podem variar. Portanto, é sempre aconselhável discutir a saúde ocular do seu pet com um especialista para obter orientações corretas sobre o diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza.
Indicações médicas gerais
Para auxiliar os tutores, há colírio veterinário antibiótico à base de Sulfato de Tobramicina na concentração de 0,3%, indicado para o tratamento de infecções oculares em cães e gatos, causadas por micro-organismos sensíveis à Tobramicina.
Mas vale lembrar que cada pet possui características e limitações, por isso é importante consultar um veterinário de confiança. Somente dessa forma você pode garantir um tratamento eficaz e adequado para o seu bichinho.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher