A onda de calor que a Europa enfrenta na última semana está causando incêndios. O fogo iniciou no município de Puntagorda na ilha de La Palma, somando aos municípios próximos, cerca de 4.000 habitantes já tiveram que deixar suas casas por conta do fogo.
Segundo o governador das Ilhas Canárias, Fernando Clavijo, além do calor, os ventos fortes atrapalham a contenção do fogo. Os incêndios já atingiram mais de 4.700 hectares e se estendem por Tijarafe, El Paso e se aproximam do Parque Nacional de Caldera de Taburiente.
O governo local teme que o fogo atinja o Parque Nacional de Caldera de Taburiente e pediu responsabilidade dos moradores. Uma parte da cidade de Tijarafe já foi evacuada para proteger os moradores. No total, o município conta com 2.560 habitantes.
Cerca de 400 homens foram mobilizados para tentar controlar o incêndio e há ao menos 13 aeronaves prestando apoio aos bombeiros da região.
De acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre incêndios florestais, a Espanha registrou 500 focos de incêndio em 2022 que consumiram 300 mil hectares. Em 2023, a faixa territorial perdida foi de 66 mil hectares.
As autoridades europeias estão alertas. A primavera já foi a mais quente da história e as previsões para o verão não são positivas. Nesse fim de semana, a expectativa é de calor recorde em alguns países europeu como Itália e Grécia.
Fonte: Internacional