Desde o início do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas , no sábado (7), mais de 260 mil pessoas já deixaram suas casas na Faixa de Gaza, segundo a OCHA, escritório da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos humanitários.
“Ao todo, 263.934 pessoas em Gaza fugiram de suas casas”, disse a agência na noite de terça-feira (10), ressaltando que o número tende a aumentar. Ainda, mais de 175 mil estão abrigados em 88 escolas de Gaza. Uma das instituições foi fortemente danificada após ser atingida pelos bombardeios.
Ademais, segundo a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos (UNRWA) nove funcionários do órgão foram mortos dentro de casa durante os ataques aéreos .
De acordo com o último balanço das mortes por conta do conflito, mais de 2.255 pessoas morreram . Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, foram registrados 1.055 mortes de palestinos e cerca de 1.200 em Israel.
Os acontecimentos recentes são reflexo de um conflito entre Israel e Palestina que já dura décadas. A região sempre foi ocupada por judeus e por palestinos, povo etnicamente árabe, de maioria muçulmana, o que gera conflitos sobre território. Ademais, os confrontos são constantes, e o último longo embate foi em 2021, durando 11 dias.
Fonte: Internacional