Operação combate fraude com falsos curadores

Economia

Grupo criminoso responsável por reativar de forma irregular benefícios previdenciários e cadastrar curadores falsos é alvo da Operação Curadores, deflagrada nesta quarta-feira (16), em Viçosa (MG). Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo sete no município mineiro e um em São Paulo (SP).

Os criminosos reativavam os benefícios previdenciários por meio da utilização de senhas furtadas de servidores, possibilitando o acesso remoto aos sistemas do INSS e a posterior transferência dos valores para agências bancárias em Viçosa.

Além disso, foi identificado que oito moradores do município mineiro atuavam como falsos “curadores” dos titulares dos benefícios, sem apresentar documentação exigida ou qualquer vínculo com os beneficiários. Os valores referentes aos benefícios reativados eram depositados nas contas desses curadores. Na sequência, os pagamentos eram rapidamente sacados ou transferidos para contas de terceiros.

Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, o prejuízo causado aos cofres públicos com o esquema ilícito ultrapassa R$ 1,3 milhão.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 10 anos de reclusão.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Ascom/MPS

Conheça as redes oficiais do MPS:

Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia

Fonte: Ministério da Previdência Social