Responsável pela organização da ‘festinha’ de 1 ano de Lua, filha de Viih Tube e Eliezeer, que durou 3 dias e custou mais de R$ 3 milhões, Mariana Vazquez desenvolveu um ‘Manual do Convidado’.
Todo mundo sabe que o momento de montar a lista de convidados costuma ser bem desafiador, por conta da prioridade nas escolhas a dedo. Porém, o que pouca gente sabe é que cada convidado pode e deve seguir algumas recomendações que podem fazer seu evento ser ainda mais especial.
“Primeiro de tudo nesse manual: de seja um ótimo convidado! Educação acima de tudo, sempre prezar pelo benefício da dúvida: “isso é educado da minha parte?”, aconselha Mariana Vazquez.
Levando em consideração que se trata de um assunto bem polêmico, a especialista, criadora da ‘Simples Assim’, empresa que presta assessoria de organização de eventos, reuniu algumas regrinhas que podem ser seguidas para evitar climão desnecessário e garantir uma festa tranquila, amistosa e inesquecível.
“São questões de etiqueta e educação. Então não tem regra, é só seguir o que provavelmente você foi ensinado a fazer. Só não faz por preguiça ou por nem se importar com o que a pessoa que te convidou está sentindo”, diz a assessora.
Confira a lista com as principais recomendações:
1. Agradeça o convite
Se você recebeu o convite, agradeça, não deixe a pessoa sem resposta. Além de deselegante, afinal a pessoa te escolheu pra comemorar esse dia com ela, não é educado deixar a pessoa falando sozinha, não é mesmo? Se você vai na festa, que legal, responda, se você não vai poder ir, que legal também, mas responda também, assim a pessoa pode se programar com a quantidade de pessoas, e não comprar coisas a mais e nem a menos.
2. Convidado não convida
Não adianta pedir, falar que sobrinho está em casa, tio, papagaio, levar a mãe, primo. A resposta é não. Não peça isso, porque a pessoa pode até responder que você pode levar, mas certamente terá um prejuízo financeiro, sem contar que é muito chato ficar pedindo e fazendo esse tipo de pergunta pra quem já está dando uma festa e te convidando.
3. Levar o que não é seu
Não pegue nada, não leve nada que não for dado na sua mão. Decoração não é pra ser levada. Centro de mesa, e eu já vi gente levando até taça e talheres para casa, gente. Que absurdo! E ainda acha bonito… Isso trará um prejuízo para os envolvidos, e sem contar que é roubo, né?
4. Não fique pedido ou implorando por lembrancinhas
Se as lembrancinhas são para as crianças, são para as CRIANÇAS! Se a lembrancinha é pra adulto, pode ter certeza que você irá receber. Não fique pedindo e implorando lembrancinha de criança pra você, que é adulto. As coisas são feitas contadas para as pessoas que estão na festa. Isso inclui também não pedir pra levar uma lembrancinha pro neto, pro cachorro, pro parente… As lembracinhas são exclusivamente de quem está na festa. Se ficar insistindo e acabar ganhando, saiba que você pode estar tirando de uma criança. O que você vai fazer com uma massinha ou kit de colorir em casa? E ainda vai deixar alguma criança sem.
5. Convidado não dá palpite
“Ah, que lugar longe, que dia ruim, faz assim, faz desse jeito, ah não gostei do tema, por que não faz esse outro tema? Tira foto aqui, faz essa pose”. Não faça isso, seja apenas convidado e aproveite a festa para a qual te convidaram. Não fique se metendo aonde não pediram a sua opinião. Se é longe, se é perto, se não está do seu agrado, a festa não é sua e o convite não é de presença obrigatória.
6. Não atacar a mesa do bolo
Os convidados já aprenderam que mesa do bolo só se mexe depois do parabéns. Agora, eles precisam entender que não se avança na mesa do bolo, igual o bolo do aniversário de São Paulo. Educação, né? Se aproxime com calma, escolha uma ou duas coisas e pronto. Dê chance para as outras pessoas, outras crianças. Seja elegante, não saia correndo empurrando pessoas pra pegar algo. Eu já presenciei mesa e bolo caindo em cima do aniversariante, pois os convidados estavam enlouquecidos.
7. Não vi o aniversariante na festa
Como assim? Não é obrigação do aniversariante ir até você e te cumprimentar. O mínimo que você faz pra agradecer o convite é ir até ele e cumprimentar, tanto na entrada quanto na saída. Aquela coisa de anfitrião ir em cada mesa falar com as pessoas é coisa do passado. O anfitrião está curtindo a festa. Se for adulto ou criança, procure a pessoa e seja cordeal em desejar o feliz aniversário pessoalmente e mostrar que você está lá pelo carinho que tem pela família.
8. Não fale que a criança não vai lembrar de tudo isso
Os pais estão fazendo a festa porque querem, pra comemorar, e porque PODEM! Então não é a hora de falar ‘que a criança nem vai lembrar, pra que gastar tudo isso, não sei pra que fazer festa’. Gente, pelo amor de Deus, curte a festa e só. Cada um faz o que acha que pode fazer, e que bom isso movimenta o mercado, gera empregos, e move países. Então aproveite, coma uma coxinha e pare de reclamar.
9. Presentes: não fique perguntando o que a criança quer ganhar
Agradeça o convite com algo que você pode dar, de coração, não importa o valor, quem faz festa está sim esperando receber presentes, mas não estou falando de valor. Qualquer coisa de coração já é válida. ‘O que a criança quer? Ele já tem tudo!’ Pesquise, qual tamanho a criança usa, veja o que gosta de brincar e não fique perguntando o que a criança quer, porque isso é completamente desconfortável pra quem tem que responder. Dê de coração e se não for o tamanho certo, se não for o que a criança gosta, a mãe vai trocar. Fique em paz com isso, afinal, se você for perguntar, pode receber um presente de sugestão tão caro que quem vai ficar sem graça é você mesmo. Então na dúvida, não pergunte.
10. Se despeça
Muito chato depois dos parabéns todo mundo ir embora de uma vez. Comeu, bebeu, brincou e saiu de fininho. Não seja essa pessoa! Se despeça, agradeça a festa, elogie, e pronto, agora pode ir embora de barriga cheia e feliz que foi convidado para uma festa. Afinal, a pessoa te convidou pois faz questão da sua presença, então agradeça sempre.
Fonte: Mulher