Óxido nitroso: o gás do riso

Geral

Procedimentos modernos ajudam em casos de fobia de dentista
Prostooleh/freepik

Procedimentos modernos ajudam em casos de fobia de dentista

A odontologia moderna está constantemente avançando para proporcionar aos pacientes uma experiência mais confortável e livre de ansiedade durante os procedimentos dentários. Nesse contexto, Dr. Buno Puglisi nos passa como a sedação com óxido nitroso tem ganhado destaque como uma opção segura e eficaz.

O que é o óxido nitroso? O óxido nitroso, também conhecido como “gás do riso”, é um gás incolor e não inflamável composto por dois átomos de nitrogênio e um átomo de oxigênio (N2O). Ele foi descoberto em 1772 pelo cientista inglês Joseph Priestley e, posteriormente, utilizado como anestésico em procedimentos médicos e odontológicos.

Indicações na odontologia O óxido nitroso é amplamente utilizado na odontologia como um agente sedativo para reduzir a ansiedade e o desconforto durante os tratamentos. Ele é especialmente eficaz em pacientes que têm medo de ir ao dentista, crianças, pessoas com dificuldade em controlar movimentos involuntários e aqueles que necessitam de procedimentos longos. A sedação com óxido nitroso induz um estado de relaxamento e bem-estar, permitindo que o paciente permaneça consciente e colaborativo durante todo o tratamento.

Contra-indicações Embora o óxido nitroso seja considerado seguro, existem alguns poucos os casos em que o óxido nitroso não é indicado .Dentre eles, pacientes com obstrução nasal significativa, doenças respiratórias graves, distúrbios psicológicos graves, gravidez no primeiro trimestre são geralmente são contra indicadas a receber sedação com óxido nitroso. É importante que o profissional de odontologia avalie cuidadosamente cada caso e revise o histórico médico do paciente antes de administrar o óxido nitroso.

Para realizar a sedação com óxido nitroso é necessário o uso de uma máscara, por onde o paciente irá inalar a mistura do gás oxigênio com o óxido nitroso. É o dentista quem vai acompanhar a sedação e controlar a sedação.

Caso seja necessário suspender a sedação, o profissional precisa apenas interromper o fluxo de óxido nitroso e liberar oxigênio puro para o paciente. Dessa maneira, em poucos segundos, o efeito da sedação é cessado por completo.

Deve haver constante monitoramento dos sinais vitais do paciente por meio do oxímetro antes, durante e após o procedimento.

Quem pode aplicar o óxido nitroso A administração do óxido nitroso na odontologia pode ser realizada por dentistas qualificados e certificados. Eles devem estar familiarizados com as propriedades do óxido nitroso, seus efeitos colaterais, monitoramento do paciente e técnicas de segurança.

A sedação com óxido nitroso é um procedimento seguro, simples, rápido, não invasivo e indolor. Além disso, esse tipo de tratamento não apresenta riscos para o paciente e muito menos sintomas resultantes da inalação do gás.

Fonte: Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *