O primeiro jogo do Brasileirão de 2023 foi justamente a vitória do Verdão sobre Cuiabá, no Allianz Parque, às 16h deste sábado (15), pela primeira rodada do Nacional (ao lado de outro jogo que também abriu o Brasileirão, iniciado simultaneamente, entre América-MG e Fluminense, em Belo Horizonte-MG). Os gols da vitória foram marcados por Endrick, aos 4 do primeiro tempo, e depois com Flaco López, aos 19 do segundo (após Ranieli ter deixado tudo igual ainda nos acréscimos da etapa inicial).
Em campo, os onze principais escalados por Abel Ferreira foram: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino, Artur e Dudu; Endrick e José López. Depois, ainda entraram para reforçar o Verdão Fabinho, Ricard, Luis Guilherme, Breno Lopes e Rafael Navarro. Alterações essas, entretanto, promovidas por João Martins, auxiliar de Abel, já que todas elas aconteceram no segundo tempo, após a expulsão do técnico palmeirense aos 45 da primeira etapa, por reclamação.
O jogo, além de ter marcado mais uma boa estreia do Palmeiras em Brasileirões e três importantes pontos, também contou, apesar da expulsão de Abel, com outros acontecimentos positivos ao Alviverde: chegou ao incrível 25° jogo seguido sem perder no Allianz Parque (19 vitórias e seis empates) e se aproximou ainda mais do recorde absoluto já imposto pelo Alviverde em sua casa desde que fora reformada em 2014: 28 jogos, alcançado entre agosto de 2016 e junho de 2017 (21 vitórias e sete empates).
Só em 2023, aliás, o Verdão está invicto como mandante, com 87% de aproveitamento (oito vitórias e dois empates em dez jogos).
Além disso, o Maior Campeão do Brasil manteve o status de ser um dos melhores times do Brasil na temporada atual: é o time da Série A do Brasileiro com o segundo maior índice de jogos sem sofrer gols como mandante em 2023, 68% (sete de 11 jogos), atrás apenas do Goiás, com 84,62%. O Verdão também possui a quarta melhor defesa desta temporada como mandante (0,42 gol sofrido (cinco em 11 jogos), ao lado do Cuiabá e atrás de Goiás, com 0,15, e Athletico-PR e Fluminense, com 0,33.
Atual campeão, o Alviverde inicia a busca pelo seu 12° caneco do torneio e com o status de ser o maior campeão da competição (11 títulos, seguido pelo Santos, com oito) e com o melhor aproveitamento da era dos pontos corridos (54,1%, seguido pelo São Paulo com 53,6%), além de ser o segundo clube com mais vitórias na história da torneio (688, logo atrás do São Paulo, com 689).
Por fim, nos aspectos individuais, vale destacar uma marca histórica atingida por Dudu (dentre tantas das quais o ídolo vem alcançando nos últimos tempos). Hoje ele se isolou como segundo jogador com mais partidas na história do Palestra Italia/Allianz Parque – atualmente, tem 185 jogos, superando as 184 de Ademir da Guia, e agora o camisa 7 está atrás apenas de Marcos, com 212. Em número de vitórias, o atacante já é isoladamente o segundo colocado com 132, atrás apenas de Marcos, com 135.
Fonte: Esportes