A primeira “grande paralisação lunar “, também conhecida como lunistício, em quase duas décadas, está programada para iniciar nesta sexta-feira (21). Esse fenômeno será visível apenas no hemisfério Norte!
O lunistício é um fenômeno astronômico em que o nascer e o pôr da Lua atingem seus pontos mais afastados ao longo do horizonte terrestre, significando que a Lua alcança as posições mais extremas em um ciclo de 18,6 anos. Este evento inusitado não ocorria desde 2006 e amanhã acontecerá.
O lunistício é também conhecido como “grande paralisação lunar”, pois ao observar o fenômeno, parece que a Lua está parada em relação à Terra. Isso ocorre porque a Lua percorre um trajeto mais longo do que o normal e permanece mais tempo no céu.
Neste ano, o início do lunistício coincidirá com o solstício de inverno no hemisfério Sul e de verão no hemisfério Norte. O lunistício não é um evento de um único dia; o fenômeno poderá ser observado até o próximo ano. No entanto, a paralisação lunar será visível apenas no hemisfério Norte.
A trajetória da Lua possui uma inclinação levemente distinta da dos planetas e asteroides do Sistema Solar. Isso causa variações nos pontos de nascer e pôr da Lua em relação à Terra ao longo do tempo. Quando essa variação atinge seu ápice, acontece o lunistício.
Muitos turistas e curiosos irão observar o lunistício em Stonehenge, no interior da Inglaterra. Isso se deve à teoria de que o monumento de Stonehenge foi construído levando em consideração a grande paralisação lunar, fazendo com que a lua se alinhe com as rochas durante o fenômeno. No entanto, ainda não existem dados concretos que comprovem essa teoria.
As informações são do site UOL .
Fonte: Mulher