Parlamento de Israel aprova resolução contra criação de Estado palestino

Mundo

Texto chega às vésperas de visita de Netanyahu aos EUA
AFP

Texto chega às vésperas de visita de Netanyahu aos EUA


O Parlamento de Israel aprovou nesta quinta-feira (18), por 68 votos a 9, uma resolução que rejeita o nascimento de um Estado palestino.

O texto foi apoiado tanto pela coalizão do premiê Benjamin Netanyahu quanto pela oposição de direita e pelo partido centrista de Benny Gantz, enquanto árabes e trabalhistas votaram contra.

“Um Estado palestino no coração de Israel constituiria uma ameaça existencial para Israel e seus cidadãos, perpetuaria o conflito e desestabilizaria a região”, diz a resolução, que chega às vésperas de uma viagem de Netanyahu aos EUA, cujo presidente, Joe Biden , defende a solução dos dois Estados.

A Knesset já havia aprovado uma resolução semelhante em fevereiro passado, mas, na ocasião, o texto rejeitava um Estado palestino no caso de uma decisão “unilateral”. Desta vez, o documento rechaça até mesmo uma solução negociada.

“Promover a ideia de um Estado palestino agora seria uma recompensa para o terrorismo e encorajaria o Hamas”, diz a resolução.

Um porta-voz de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), reagiu e afirmou que “não haverá paz nem segurança sem a instituição de um Estado palestino em conformidade com a legislação internacional”.

“Essas decisões confirmam a insistência de Israel e de sua coalizão de governo em querer jogar toda a região no abismo”, acrescentou.

Fonte: Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *