Se você é amante de perfumes e têm diversas fragrâncias , você provavelmente já se deparou com algum dos seus perfumes favoritos estando fora do prazo de validade, não é mesmo? É sempre importante verificar se o seu perfume está vencido, especialmente se o frasco está guardado há muito tempo. Fique com a gente para entender os possíveis riscos de usar fragrâncias fora do prazo de validade!
Leia também: 5 perfumes importados mais vendidos para não errar
Qual a validade de um perfume?
A validade e o período no qual um perfume é considerado dentro do prazo de validade é bastante relativo. Segundo a publicação do Globo , a legislação dos países do hemisfério norte garante que nesses territórios, o prazo de validade seja muito maior do que aqui.
No Brasil, a Anvisa pontua que uma fragrância tenha até 5 anos de validade ! Por conta do clima quente e tropical, há o risco dos perfumes terem os ingredientes da sua composição alterados pelas altas temperaturas.
Perfume vencido faz mal?
De maneira geral, sim! Usar perfume vencido pode acarretar em uma série de riscos para a saúde da pele, especialmente quando os produtos forem expostos ao sol. Uma das principais questões de saúde que o uso de perfumes vencidos podem trazer são as alergias .
Como identificar um perfume vencido
A principal forma de você saber se o seu perfume está fora do prazo de validade é através de alterações na coloração e no aroma da fragrância! Os perfumes tendem a ficar amarelados. Essa alteração de cor acontece por conta do processo oxidativo.
Como garantir que o seu perfume dure mais
Para garantir que a fragrância dure o seu máximo, é necessário não expor o perfume à luz solar direta, assim como se assegurar de que o frasco está devidamente vedado e fechado. Se o perfume estiver bem vedado, o oxigênio não entra, o que garante que ele dure mais.
As informações da matéria são do site O Globo.
Gostou desse conteúdo? Confira também: Perfumes de verão: 5 fragrâncias leves para dias quentes
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher