Pesquisa revela preocupação com atos corruptos por parte dos brasileiros

Geral

Pesquisa revela preocupação com atos corruptos por parte dos brasileiros
Caio Barbieri

Pesquisa revela preocupação com atos corruptos por parte dos brasileiros

Uma pesquisa realizada em parceria pelo Instituto Não Aceito Corrução (Inac) e Ágora Pesquisa revelou, no início de julho, dados sobre a percepção da sociedade brasileira em relação à corrupção e consequências do ato.

Realizada nos meses de abril e maio de 2024, a pesquisa contou com a participação de 2.026 pessoas em todas as capitais do país, distribuídas de acordo com as regiões, sendo Sudeste (41%), Nordeste (30%), Norte (11%), Sul (10%) e Centro-Oeste (8%).

Entre as situações de corrupção e ilegalidades apresentadas aos entrevistados, duas práticas se destacaram como mais aceitáveis: a oferta de dinheiro para evitar multas de trânsito, com 5,2 pontos, e a oferta de alimentos a policiais em troca de proteção, com 3,2 pontos.

No extremo oposto das condutas inaceitáveis, que geram repúdio, destaque para três delas: funcionário fantasma – ser admitido formalmente como agente público, mas não trabalhar de fato (1,2 pontos), a chamada “rachadinha” – ser admitido como agente público (1,4). Ambas são hipóteses de crime de peculato. E a corrupção eleitoral praticada por candidatos e seus cabos eleitorais que compram votos (1,7)

Aliás, a compra de votos se mostrou como uma prática repudiada, com 54% dos entrevistados afirmando ter conhecimento desse tipo de crime nos últimos 10 anos. Esse percentual sobe para 72% na região Norte e 65% no Nordeste, enquanto no Sul registra 41%, ainda um índice considerável.

Quando questionados sobre o valor médio pago por voto, os resultados apontam para a região Sul seria de R$ 142 e, no Nordeste, R$ 124.

Os dados também apontam para a falta de conhecimento e confiança nos canais de denúncia, com apenas 20% dos entrevistados afirmando conhecer e acreditar que funcionam.

É fundamental, segundo os pesquisadores, fortalecer os mecanismos de controle e transparência, além de promover a educação para a cidadania e punir com rigor os responsáveis por atos corruptos.

Os resultados da pesquisa são cruciais para estimular o debate público e a construção de um Brasil mais justo e ético. A conscientização da sociedade em relação à corrupção é essencial para a escolha de representantes comprometidos com a transparência e integridade, principalmente em anos eleitorais.

Leia o documento:

PDF 00001-00028316_2024-13

The post Pesquisa revela preocupação com atos corruptos por parte dos brasileiros first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *