Prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga é alvo da PF por crime de desvios de dinheiro público

Política

A organização criminosa desviou recursos que eram destinados à saúde. PF apreende dinheiro, armas e carros de luxo em operação envolvendo o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 10 de abril de 2025, a Polícia Federal deflagrou a Operação Copia e Cola, tendo como um dos principais alvos o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do partido Republicanos. A operação investiga uma suposta organização criminosa acusada de desviar recursos públicos destinados à área da saúde no município.

Foto: Arquivo/EBC/Rodrigo Manga com o seu líder Jair Bolsonaro

As investigações tiveram início em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar e executar serviços de saúde em Sorocaba. Foram identificados indícios de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e negociações imobiliárias.

Fotos: Casa do prefeito vasculhada; Carros de luxo apreendidos; Armas apreendidas na operação Copia e Cola

Mais de 100 policiais federais cumpriram 28 mandados de busca e apreensão em diversas cidades paulistas, incluindo Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, além de Vitória da Conquista, na Bahia. Durante as buscas, foram apreendidas grandes quantidades de dinheiro, armas e veículos de luxo.

A Justiça determinou o sequestro de bens e valores totalizando até R$ 20 milhões, além da proibição da OS investigada de firmar novos contratos com o poder público. Os envolvidos poderão responder por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.

Foto: Divulgação/Polícia Federal/Prefeitura sendo vasculhada

Em resposta, a Prefeitura de Sorocaba emitiu uma nota afirmando que está colaborando plenamente com as autoridades para esclarecer os fatos. A nota destaca que a operação ocorre em um momento de grande projeção do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, sugerindo motivações políticas por trás das investigações.

Rodrigo Manga ganhou notoriedade nacional por meio de vídeos curtos e bem-humorados nas redes sociais, nos quais divulga ações de sua gestão. Recentemente, ele anunciou sua pré-candidatura à presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas não concorra ao cargo.