Para fazer os cursos, é necessário ter mais de 16 anos
Foto: Wenderson Araujo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece capacitações gratuitas nas áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão) aos produtores, trabalhadores rurais e interessados no tema.
No portal de Educação a Distância da instituição, há dois cursos: Manejo Produtivo na Apicultura e Captura de Abelhas sem ferrão. As matrículas estão abertas no site de educação a distância do Senar https://ead.senar.org.br/cursos/captura-de-abelhas-sem-ferrao , mediante disponibilidade de vagas.
Para fazer os cursos, é necessário ter mais de 16 anos. Após estudar o conteúdo do curso e realizar o quiz, os alunos poderão responder uma pesquisa de satisfação para receber o certificado de participação.
A instituição ainda oferece ações de Formação Profissional Rural (FPR), realizadas presencialmente pelas administrações regionais do Senar.
Os principais cursos são: Trabalhador na Apicultura Geral, Criação de Abelhas Sem Ferrão, Trabalhador na Apicultura – Produtos Apícolas, Apicultura Básica, Apicultura Avançada, Implantação de Apiário, Aumento da Produtividade de Mel, Abelhas Indígenas sem Ferrão; Criação de Abelhas sem Ferrão; Meliponicultura; Boas Práticas na relação entre Agricultura, Apicultura e Meliponicultura; Meliponicultura Urbana; Caixas, Equipamentos, Instalações de Meliponários e Introdução à Meliponicultura.
Para saber os cursos disponíveis presencialmente, entre em contato com o sindicato de produtores rurais de seu município.
As pessoas que têm interesse em aperfeiçoar o conhecimento na área podem acessar, ainda, a videoteca do Senar, onde há cartilhas sobre a instalação do apiário para Abelhas Apis mellifera e manejo de apiário para produção de mel.
Além disso, há uma série de vídeos de apicultura e meliponicultura com práticas que podem ser aplicadas na rotina do campo, disponíveis no site Coleção Senar: https://cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar/videos
Com informações da CNA