Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma

Geral

Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma
Caio Barbieri

Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma

O Programa de Intercâmbio Cultural, que possibilitou viagens de 257 agentes culturais para 19 países e 15 estados brasileiros, ficará suspenso a partir de 9 de junho até agosto deste ano para melhorias na plataforma Mapa da Cultura, utilizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para operacionalizar as inscrições de seus editais. Segundo informações do Ministério, a Comissão de Avaliação e Seleção do programa se reunirá nesse período para selecionar as propostas inscritas até o fechamento da plataforma e com viagens previstas para o 2º semestre de 2024.

A diretora de Fomento Direto da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Teresa Cristina, destacou que o período de indisponibilidade será aproveitado para revisar e aprimorar o programa.

“Vamos retomá-lo remodelado, com oportunidades enriquecedoras para os participantes e mais ênfase na inovação e na intersetorialidade entre cultura e outros campos de atuação, como arte e ciência”, explicou Teresa.

Além disso, a edição mais recente do Programa de Intercâmbio Cultural incluiu critérios diferenciados de pontuação para propostas protagonizadas por mulheres, idosos, indivíduos de cultura urbana, LGBTQIAP+ , moradores de localidades periféricas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas negras.

“Um avanço importante desse primeiro ciclo foi a representatividade de pessoas negras, que ultrapassou o mínimo previsto no edital, atingindo 35% das candidaturas contempladas”, ressaltou.

Desde a retomada do programa em 2023, foram contempladas 257 pessoas, totalizando um investimento de R$ 2.846.500. Os selecionados receberam bolsas culturais para participar de eventos culturais em destinos nacionais e internacionais. Os recursos foram utilizados no custeio de despesas de deslocamento, permanência e participação nos eventos.

Após a remodelagem da plataforma até agosto, outras pessoas interessadas em cultura poderão se inscrever para buscar novas oportunidades de levar sua produção a outros territórios ou aprender mais sobre experiências do setor mundo afora.

“O objetivo é sempre buscar novos pontos de vista para ampliar a prática cultural coletivamente. São esses processos que pretendemos potencializar”, concluiu a diretora Teresa Cristina.

The post Programa de Intercâmbio Cultural anuncia suspensão para melhorias na plataforma first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *