Se você ama cuidar das suas unhas, então precisa saber sobre quais produtos podem danificá-la. As acetonas têm estado entre nós há tantos anos, e usamos com tanta naturalidade, que nem paramos para pensar se elas são prejudiciais para a saúde das unhas e da pele do dedo. Mas, graças às pessoas que estudam sobre isso, e se debruçaram sobre esse assunto, hoje temos mais respostas e opções melhores para usar na hora de retirar o esmalte.
Dê uma olhada então nas particularidades de cada opção e confira o que vai ser melhor para você! E depois de ler essa matéria não deixe de ir na farmácia comprar o melhor produto para remover esmaltes.
Leia também: Conheça os 5 produtos de beleza que estão viralizando no TikTok.
Qual a diferença entre removedor de esmalte e acetona?
A principal diferença entre a acetona e o removedor de esmaltes é que a acetona é um solvente muito forte que pode danificar as camadas protetoras das unhas. Vamos entender mais sobre isso.
Acetona
A acetona, como falamos, é considerada um solvente muito forte que inclusive, só pode ser comprada por maiores de 18 anos conforme a legislação brasileira! Sim, isso é verdade!
Ela remove o esmalte de maneira rápida e fácil, mas pode danificar as unhas, desidratando-as, corroendo-as e até causando inflamações nas cutículas e o surgimento de fungos. O uso contínuo da acetona pode resultar em unhas enfraquecidas, quebradiças e esbranquiçadas, além de ressecar as cutículas e a pele ao redor.
Removedor de esmalte
O removedor de esmalte está presente em todas as farmácias e pode ser comercializado sem restrições. Contudo, alguns removedores contêm uma pequena porcentagem de acetona, além de ingredientes hidratantes.
Os solventes nesses removedores incluem, além da acetona, um ativo chamado gama butirolactona. Além disso, são combinados com outros componentes, como álcool, óleo de rícino e lanolina. Diferente da acetona pura, o removedor não mancha as unhas, e os óleos em sua composição ajudam a reduzir o efeito de ressecamento, deixando as unhas mais hidratadas.
Como saber se o removedor de esmalte tem acetona?
A Dra. Lorena Paiva, especialista em Dermatologia Clínica, em esntrevista a Capricho, comenta:
“Um removedor ideal não deve evaporar durante a aplicação, não deve ter um forte efeito desengordurante nem deixar as unhas pegajosas e não deve ser irritante para a pele ao redor. Os removedores menos agressivos devem conter acetato de etila junto com álcool isopropílico. Procure por esses ativos quando for escolher seu removedor de esmalte”.
Fonte: Capricho.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher