Rafa Justus se submete a cirurgia plástica aos 14 anos. Médica comenta

Entretenimento

Rafa Justus se submete a cirurgia plástica aos 14 anos:
Reprodução/Instagram

Rafa Justus se submete a cirurgia plástica aos 14 anos: “Aproveitei”

A jovem Rafa Justus, de apenas 14 anos, revelou neste domingo (11) que passou por uma cirurgia plástica no rosto. Ela decidiu remodelar o nariz ainda na adolescência após passar a infância sendo alvo de ofensas por causa da aparência.

Filha de Ticiane Pinheiro e Roberto Justus, a adolescente contou nas redes sociais que tomou a decisão de fazer uma rinoplastia. “Gente, passando para avisar que fiz uma cirurgia de correção de desvio de septo e aproveitei para fazer uma rinoplastia. Por isso estarei meio off durante esses dias”, disse a jovem.

A decisão de Rafa levanta a dúvida: adolescente pode fazer rinoplastia? Segundo Ellen Sodré, Otorrinolaringologista Especialista em Rinoplastia e Cirurgia Plástica da Face e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, além de Membro do Corpo Clínico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, a rinoplastia pode ser realizada em adolescentes para correções de deformidades craniofaciais, alterações funcionais e mesmo traumas nasais.

“É importante que para a indicação dessa cirurgia a gente avalie o crescimento craniofacial desse adolescente. Então a gente precisa observar se o crescimento craniofacial já foi finalizado ou não. Pela Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, a partir de 15 anos a gente já teria possibilidade de realizar essa cirurgia. Nas meninas a gente precisa também observar o início da menarca, ou a primeira menstruação. Então dois anos após a menarca a gente já teria condições de realizar uma cirurgia nasal funcional e estética como a rinoplastia, porque a partir desse período aí a menina já teria o crescimento craniofacial finalizado”, explica a médica.

No menino esse crescimento craniofacial, ele se encerra um pouquinho mais tarde com mais ou menos 16 a 17 anos, mas claro que a gente pode avaliar isso individualmente com alguns exames para poder indicar a cirurgia da melhor maneira. “É importante que ao se indicar uma cirurgia estética facial, com uma rinoplastia no adolescente, a gente avalie critérios aí de saúde tanto física quanto saúde psicológica”, alerta.

O adolescente precisa estar emocionalmente preparado e apto para entender essas mudanças que vão acontecer. “Após a cirurgia, ele tem que estar preparado para passar por esse pós-operatório. E, principalmente, que o que motive ele a fazer a cirurgia não seja algo externo. Muitas vezes a gente tem hoje em dia as redes sociais estimulando isso, mas que seja algo que ele tenha essa vontade que a gente detecte isso na avaliação médica, que seja uma vontade própria desse adolescente, que não seja para fazer para agradar terceiros. Os pais também precisam estar cientes dessas modificações e também acompanhar e estar junto desse adolescente para esse processo que vai ser uma mudança importante tanto na sua parte física quanto tanto em relação a questões emocionais e funcionais também, melhora da respiração, em casos que também seja feita uma correção funcional da respiração e a melhora da aparência estética também”, diz Ellen.

A gente sabe que para alguns adolescentes essas questões estéticas, principalmente do nariz e alguns outros adolescentes, as orelhas também são alterações que podem mexer muito com a autoestima durante essa fase. “Então, tendo uma boa avaliação, uma conversa com esse adolescente, se a gente perceber que a cirurgia vai proporcionar uma melhora da autoconfiança, melhorar a autoestima, com certeza, respeitando os critérios que a gente já falou, é de indicação cirúrgica, com segurança, a gente pode sim, nesse caso indicar a rinoplastia, porque com certeza isso vai trazer um benefício de autoconfiança para esse adolescente”, sugere.

Em relação aos cuidados pós-operatórios, não há diferença entre o adolescente e o adulto. “Pós-operatórios seguem o mesmo modelo de cuidado, então uso de algumas medicações, limpeza com solução fisiológica, trocas de curativo… Esses cuidados de pós-operatórios são iguais, tanto para adultos quanto para adolescentes. Não há grandes diferenças”, avisa a médica.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *