Renata Abalém: O universal custo mulher

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O custo mulher existe, é caro e é universal.
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O custo mulher existe, é caro e é universal.

U$ 77.365, aproximadamente R$ 372.000,00. Isso mesmo! Essa é a “Pink Tax” que eu paguei durante meus 57 anos de idade, de acordo com a calculadora do projeto https://axthepinktax.com/ #calculator, do European Wax Centre, rede americana de franquias de serviços de beleza, incentivadora do movimento “Ax the pink tax”, que em uma tradução livre significa “a poda do custo rosa”.

É de cair da cadeira, mas é verdade: o custo mulher existe, é caro e é universal.

Desde a década de 1990, estudos têm sido publicados sobre o assunto em todo o mundo. Em 2015, pesquisa do Departamento de Assuntos do Consumidor da cidade de Nova York afirmou que os produtos destinados às mulheres custam 7% mais do que produtos similares aos destinados ao público masculino. O estudo foi de amplitude ímpar e passou por várias faixas etárias, concluindo essa desigualdade consumerista de gênero.

O “The Times” da Inglaterra apurou que por lá os produtos femininos custam, em média, 37% a mais que os produtos similares masculinos.

E porque isso? Existe lei que impute aos produtos femininos tributos universais como o nome “pink tax” indica? Nada disso! Os preços dos produtos femininos são realmente agigantados simplesmente porque a indústria decide assim. Pode-se dizer ser uma escolha do marketing, do fornecedor desleal ou simplesmente um costume arraigado em uma sociedade disfuncional em se tratando de gênero. Resumindo, é costume, é crível, é real e comum um produto destinado às meninas e mulheres, mesmo idêntico ao dos meninos, custar muito mais.

Aqui estamos falando de produto. Produto igual, preço desigual em razão de uma vestimenta cor-de-rosa. Esqueça embalagem. Foque no produto.

Mas depois de tudo isso, o mundo inteiro debatendo o assunto, por que você nunca ouviu falar dele? Ora, você conhece a “Pink Tax”…, só não ficou atenta e eu vou provar: sabe quando lançaram um xampu maravilhoso para cabelos ultra rebeldes feitos de aço? Aquele que vale milhões, tal qual aquele caderno de dez matérias para meninas da 5ª série que é rosa neon com partículas rainbow? Pois eles são produtos idênticos aos industrializados para os rapazes, sem contudo, ostentarem todas as firulas ou vestimentas que mencionei atrás. A mesma coisa.

Então, sim, você só não esteve atenta todos esses anos. E nem eu.

Sempre pagamos mais pelas embalagens, campanhas publicitárias e até pela nomenclatura única dos mesmos produtos: xampu para cabelos rebeldes e caderno de dez matérias. Com isso, alimentamos um fornecedor desleal: aquele que, diuturnamente, fica estudando uma maneira de faturar mais simplesmente por acrescentar uma florzinha na embalagem.

No Brasil, temos um Projeto de Lei em andamento no Senado Federal criando uma semana de Mobilização e Conscientização desse fenômeno, temos comissões de juristas estudando uma legislação que diminua a carga tributária de determinados produtos destinados ao público feminino a fim de equilibrar o custo mulher e temos a informação boca a boca: fique atento com o que você gasta. Compare os preços. Melhor economizar que gastar nosso dinheiro com uma embalagenzinha cor-de -rosa linda que vai para o lixo.

Fonte: Mulher

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