A sétima aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação de brasileiros na zona de guerra pousou em Tel Aviv, em Israel, à 09h07 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
A aeronave KC-30, com capacidade para até 230 passageiros, resgatará mais brasileiros que pediram para serem repatriados. O voo está previsto para decolar de Tel Aviv ainda hoje, com destino ao Rio de Janeiro.
De acordo com o Planalto, as missões da operação “Voltando em Paz” continuarão até que todos os 2,7 mil brasileiros que pediram para regressar ao país sejam repatriados. A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos no total. “Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, disse o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer.
Até o momento, cinco aeronaves já voltaram ao Brasil, trazendo 916 repatriados, além de 24 animais de estimação:
- 11/10 – Primeira aeronave pousa em Brasília com 211 passageiros
- 12/10 – Segunda aeronave pousa no Rio de Janeiro com 214 passageiros e 4 pets
- 13/10 – Terceira aeronave pousa em Recife e Guarulhos com 69 passageiros
- 14/10 – Quarta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 207 passageiros e 4 pets
- 15/10 – Quinta aeronave pousa no Rio de Janeiro com 215 passageiros e 16 pets
A sexta aeronave é um avião da Presidência da República que buscará os cerca de 30 brasileiros que aguardam para sair da Faixa de Gaza. O avião, que também esperava em Roma, decolou na manhã desta quarta-feira com destino a Al-Arish, no Egito. O aeroporto fica a cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Faixa de Gaza.
O pouso em Al-Arish será feito para descarregar os purificadores de água e kits de assistência humanitária que o governo brasileiro enviou para ajudar Gaza. Depois, o avião seguirá para Cairo, capital do Egito, onde aguardará o transporte dos brasileiros que estão em Gaza.
Localização dos brasileiros na Faixa de Gaza
Fonte: Internacional