Alysson Bestene esteve acompanhado do Coordenador Municipal de Defesa Civil (Comdec), tenente coronel Cláudio Falcão, do Secretário Municipal de Saúde, Rennan Biths, da diretora da SMCCI, Valcilena Oliveira e do coordenador do Núcleo de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), veterinário Hebert Teixeira
Como parte do Plano de Contingência sobre desastres naturais, se antecipando a uma possível alagação, neste início de 2025, a Prefeitura de Rio Branco já preparou o Parque de Exposições Wildy Viana para abrigar famílias que venham a ser atingidas pela cheia do Rio Acre.
O prefeito em exercício, Alysson Bestene, esteve na manhã desta sexta-feira (17) realizando uma visita no local, que na última semana, passou por um detalhado serviço de limpeza, lavagem e higienização.
“Estivemos aqui no recebimento do Parque, através da Secretaria de Patrimônio da União e quando recebemos, reparamos que precisava, de imediato, passar por toda essa intervenção de limpeza, baldeação, retirada de entulhos e aí de prontidão a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI), através da diretora Valcilena e toda a equipe, em três dias já transformou a cara do Parque. Isso é o desejo do prefeito Bocalom, todos nós unidos com esse propósito de dar as melhores condições para, se necessário for, a gente estar recebendo as famílias aqui com toda dignidade”, disse o prefeito.
Alysson Bestene esteve acompanhado do Coordenador Municipal de Defesa Civil (Comdec), tenente coronel Cláudio Falcão, do Secretário Municipal de Saúde, Rennan Biths, da diretora da SMCCI, Valcilena Oliveira e do coordenador do Núcleo de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), veterinário Hebert Teixeira.
O Chefe do Executivo municipal, em exercício, destacou que em 72 horas foram retiradas do Parque de Exposições mais de 250 toneladas de lixo e entulhos, além dos serviços de roçagem, baldeação e adequações.
“Há três dias fazendo toda essa limpeza, foram 250 toneladas de lixo retirados aqui, além de entulhos, foi feita a roçagem e a baldeação dos galpões para manter esse espaço limpo e adequado. Se necessário for, a gente vai receber todas as famílias aqui nesse ambiente de forma segura, limpa, adequada, como deve ser, digna para as pessoas”, finalizou.
Cláudio Falcão destacou que a antecipação das ações faz parte do Plano de Contingência traçado para este ano.
“Estamos fazendo todo o planejamento agora de ocupação, definindo locais onde vão ser abrigados os animais, onde vão ser abrigadas as pessoas, o local de refeição, a parte de segurança. Aqui a parte de limpeza está sendo conclusa agora nós vamos manter, fazer a parte de manutenção para a qualquer momento seguir, mas o principal fator é estar aqui com o vice-prefeito Alysson, com as ações antecipadas que a prefeitura, através da coordenação da Defesa Civil, está fazendo já para que a gente possa atender no momento certo, da maneira correta e trazer mais conforto para as famílias que já estão no momento do desastre”.
Assim como em anos anteriores, a prefeitura também prepara o abrigo para os animais de estimação das famílias que poderão ser abrigadas. De acordo como veterinário e coordenador do Núcleo de Zoonoses da Semsa, Hebert Teixeira, além do abrigo, a assistência veterinária será oferecida durante 24 horas.
“Nossa preocupação aqui, através da Secretaria de Saúde, do nosso prefeito Bocalom é proporcionar um abrigo ainda melhor do que já temos praticado. Então nós pretendemos abrigar os animais das pessoas que estarão abrigadas aqui também. Como já vem desde 2023 e 2024, aqui nós vamos vacinar os animais, porém a gente também tem atendimento 24 horas para eles, plantões do veterinário. Temos um consultório itinerante aqui dentro da parte veterinária. Então eles ficam aqui alojados conosco com assistência veterinária 24 horas por dia. Da hora que chega à hora que sai”, enfatizou o coordenador.
Rennan Biths, secretário municipal de Saúde esteve junto com Alysson Bestene avaliando os espaços onde serão disponibilizados os serviços de saúde. A Semsa planeja instalar uma Unidade de Saúde no local.
“Nós estamos aqui já avaliando os espaços físicos. A saúde tem um papel muito importante nesse momento de atendimento da população que é vítima dessas catástrofes ambientais, que tem se mostrado muito comum nos últimos anos. A partir desse momento, nós começamos a realizar um planejamento para implantar aqui uma unidade de saúde completa, com todos os serviços disponíveis para esse público, que eventualmente possa vir se abrigando nessa estrutura. E, além disso, também uma inovação, principalmente da gestão do prefeito Tião Bocalom, que é esse cuidado mais especial com os animais de estimação, a partir de um trabalho que é feito pela equipe do Centro de Zoonoses, que nos últimos anos, inclusive, foi objeto de prêmios e reconhecimento nacional e internacional”, garantiu Biths.