Objetivando melhorar o sistema de abastecimento da capital acreana e assim evitar interrupções na distribuição de água, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), iniciou na manhã desta quinta-feira (24), a troca da tubulação da adutora da Estação de Tratamento de Água II (ETA II).

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a tubulação antiga está sendo trocada por tubos de Polietileno de Alta Densidade-PAD, o que vai garantir um serviço contínuo à população, que há anos vem sofrendo com as constantes interrupções no fornecimento.
Pereira destacou ainda que essa manobra foi planejada para não gerar grandes prejuízos para a população e que o prazo de conclusão dos trabalhos será, às 18h, desta quinta-feira. A paralisação no abastecimento para a troca da tubulação afeta cerca de 60% dos domicílios de Rio Branco.
“Só para deixar claro, essa é uma parada programada. A parte mais difícil foi fazer voltar a nossa captação máxima, lembrando que ETA II trata 1.000 (mil) litros por segundo e esperamos que até às 18 horas esteja tudo pronto para voltarmos aos trabalhos de captação e distribuição. A troca dessa tubulação era necessária para que não tenhamos mais rompimentos na tubulação da Estação de Tratamento. Isso ainda é uma consequência do momento que virou o flutuante. Então a gente primeiro esperou equalizar um pouco a água em Rio Branco para abastecer as pessoas, para depois parar”, esclareceu Enoque Pereira.