Para o dia a dia ou para fazer sucesso em um grande evento, a maquiagem é uma etapa que faz toda a diferença na hora de produzir um look bacana. Mas, nem só da aparência agradável vive a nossa pele, e os cuidados diários para mantê-la saudável, mesmo nas camadas invisíveis, são essenciais.
Em 2023, uma pesquisa realizada por uma marca britânica de cosméticos apontou, após analisar pincéis e esponjas usados, que os itens sem higienização poderiam ser comparados a uma amostra colhida de um vaso sanitário. É assustador, mas é real!
Dermatologista e professora do curso de Medicina da Unic Beira Rio , a médica Vivian Galindo explica que não só a forma de limpeza dos equipamentos, como a frequência, são fatores importantíssimos para garantir que fungos e bactérias fiquem longe da pele. “Fazer uso de tais itens sem a devida higienização pode agravar quadros de acne e oleosidade, além do risco de causar infecções bacterianas na pele e conjuntivite”.
A médica ressalta que a limpeza dos pincéis influencia diretamente na saúde da pele, pois há acúmulo de sujeira e bactérias, agravando doenças pré-existentes, como dermatite seborreia e rosácea, por exemplo.
Como fazer a limpeza?
Para higienizá-los, misture num recipiente água morna e sabonete facial suave que pode ser substituído por shampoo neutro ou até cleansing oil;
Certifique-se de molhar apenas as partes indicadas, preservando as partes metálicas para não danificar o objeto;
Faça movimentos circulares com o pincel e enxague em água corrente. Deixe secar bem;
Confira o centro e a parte inferior das cerdas, esses espaços geralmente são como armadilhas e dão brechas para o acúmulo de bactérias;
Os itens devem ser guardados em locais frescos e arejados. Lugares úmidos podem ajudar a proliferar fungos;
Repita o processo a cada 15 dias.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher