Medicamentos como o Ozempic são altamente eficazes para ajudar a maioria das pessoas a perder peso. A semaglutida (comercializada como Wegovy e Ozempic) e a tirzepatida (comercializada como Zepbound e Mounjaro) são os mais conhecidos nessa classe de medicamentos que imitam hormônios para reduzir a sensação de fome. A questão é que muitas pessoas não se perguntam sobre o que pode acontecer com a saúde e o corpo caso parem de tomar o medicamento.
Com base em estudos científicos, vamos entender quais as consequências que o medicamento pode trazer, caso o paciente pare de tomar abruptamente.
Você também pode se interessar por:
- Tosse pode ser coqueluche? Entenda os sintomas da doença.
- Ozempic aumenta risco de câncer? Saiba o que dizem os especialistas.
- Mounjaro: tudo o que você precisa saber sobre o “novo Ozempic”.
Como é o tratamento do Ozempic
No caso da obesidade, tomar tirzepatida ou semaglutida pode ajudar seu corpo a eliminar gordura, mas não resolve as causas subjacentes do ganho de peso, já que a obesidade é uma doença crônica e complexa. Ao interromper os medicamentos, o peso tende a voltar.
Portanto, são necessárias várias abordagens simultâneas; o uso de medicamentos pode ser uma parte importante do gerenciamento eficaz, mas, por si só, geralmente é insuficiente. Além disso, interromper a medicação pode prejudicar outras estratégias para perder peso, como reduzir a ingestão de alimentos.
O que acontece se você parar de tomar Ozempic
Quando você para de usar tirzepatida ou semaglutida, elas demoram vários dias ou semanas para sair do seu sistema, resultando em:
– O retorno da sensação de fome , pois o medicamento não está mais ajudando a manter a saciedade.
– O aumento dos níveis de açúcar no sangue , especialmente se você tiver diabetes e obesidade, podendo exigir outros medicamentos ou uma dieta de baixo índice glicêmico para controle.
– A volta dos níveis anteriores de pressão arterial e colesterol à medida que o peso retorna.
– O ganho de peso ocorre principalmente na forma de gordura, que é recuperada mais rapidamente do que o músculo esquelético.
Durante o uso da medicação, a perda de músculo esquelético é menor em comparação à gordura, mas ao interromper o medicamento, o corpo tende a recuperar gordura preferencialmente.
Como evitar ganhar peso quando para de tomar
Para evitar o reganho de peso ao parar esses medicamentos, é essencial adotar abordagens variadas e baseadas em evidências:
– Priorizar um sono de qualidade.
– Praticar exercícios que ajudem a construir e manter massa muscular.
– Abordar aspectos emocionais e culturais que contribuem para hábitos alimentares insalubres e a visão do corpo.
– Adotar uma alimentação saudável, mantendo hábitos nutricionais positivos desenvolvidos durante o uso do medicamento.
Fonte: The Conversation.
Quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde, confira: Cuidado! Esses 7 remédios usados no Brasil são proibidos no exterior.
Fonte: Mulher