A 30ª edição da São Paulo Restaurant Week, que acontece entre os dias 30 de março a 30 de abril, chega com uma proposta de engajamento coletivo. O evento, que já é conhecido por oferecer o melhor da gastronomia com preços acessíveis, agora também busca contribuir para a transformação social, ao incentivar os consumidores a fazerem uma doação ao projeto Chef Aprendiz. Veja como doar pelo link .
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Ao fecharem a conta, os participantes do festival gastronômico serão convidados a contribuir com R$ 2 reais por menu week consumido, uma ação que além de simples e acessível, ajuda a dar continuidade ao projeto que desenvolve e capacita jovens entre 17 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, que ensina técnicas culinárias, além de apoiar o desenvolvimento emocional, para que cada um dos alunos se sinta mais preparado e seguro para ingressar no mercado de trabalho, construindo sua própria trajetória a partir de escolhas conscientes e novas oportunidades.
“Essa é a segunda vez que participamos como ONG apoiada do festival e estamos entusiasmados, torcendo para que as pessoas tenham uma ótima experiência nos restaurantes e que entendam a importância que cada dois reais a mais na conta pode fazer na nossa história”, comenta Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.
A entrega de todo o valor arrecadado será realizada ao final desta edição da São Paulo Restaurant Week. Na última edição, os restaurantes que mais converteram doações para o projeto foram: o Paellas Pepe, Bistrô Faria Lima e o Café Journal.
Além deles, outros estabelecimentos como [A]típico, Aguzzo Cucina, Banana Verde, Duas terezas, Handz by Rodrigo Einsfeld, Hotel Pergamon SP, Jacarandá, estabeleceram vínculos para expandir e divulgar o trabalho do Chef Aprendiz como um meio hábil à transformar vidas por meio da arte gastronômica.Veja os restaurantes participantes da São Paulo Restaurant Week pelo link .
Projeto Chef Aprendiz
Atuando desde 2015 em comunidades da capital paulista, já impactou 631 pessoas das regiões de Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade, Vila Andrade e Fraternidade. As quatro primeiras edições aconteceram com financiamento coletivo, e em 2019 passou a realizar o projeto com auxílio de leis de incentivo, como Proac e Promac. A edição Fraternidade foi realizada na Casa Chef Aprendiz para jovens egressos ou em situação de acolhimento e foi a primeira a ser realizada com patrocínio privado.
Durante quase seis meses, aproximadamente 20 jovens, de 17 a 24 anos, vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. São 40 oficinas, realizadas na comunidade atendida, divididas em três eixos:
Meu mundo interno : alfabetização emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, dinâmicas de psicodrama, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;
Mundo do trabalho : educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;
Mundo da cozinha : técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de emprego para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.
Fonte: Mulher