Uma nova técnica de maquiagem tem chamado a atenção nas redes sociais e do universo da beleza. Influenciadores substituem o pincel de maquiagem por um brocólis ou um couve-flor na tentativa de fixar sardas no rosto, com um toque mais natural. O método viralizou com a #broccolifreckles, que significa “sardas de brocólis”, em português.
Famosas como Carolina Dieckmann e a influenciadora Malu Borges foram algumas que fizeram parte do movimento. A atriz, no entanto, gravou um vídeo usando uma couve-flor. As duas compartilharam as publicações em nos perfis no Instagram.
No entanto, o assunto tem levantado alguns questionamentos sobre os riscos trazidos pela técnica. O maquiador Emerson Damas explica esta técnica e quais são os perigosos que pode gerar na saúde da pele.
“É importante enfatizar que a técnica não é recomendada. Embora possa parecer divertida e inovadora, essa prática pode causar irritação na pele, alergias e até mesmo infecções. Os brócolis não são esterilizados como os pincéis de maquiagem, e podem conter sujeira, bactérias e outros contaminantes que podem ser prejudiciais à pele. É importante usar apenas produtos de maquiagem apropriados e seguros para a pele, e sempre limpar e higienizar os pincéis de maquiagem regularmente”, afirma.
Além disso, veja outros riscos apontados por Emerson que também podem causar malefícios à saúde:
Contaminação alimentar
“O brócolis é um alimento e, portanto, não é esterilizado como um pincel de maquiagem. Isso significa que pode haver contaminação cruzada entre os alimentos e a maquiagem, o que pode levar a problemas de saúde, como intoxicação alimentar”, pontua Emerson.
Dificuldade de aplicação
“Os brócolis não são projetados para aplicar maquiagem, o que pode dificultar a aplicação de produtos de maneira uniforme e precisa. Isso pode resultar em um acabamento de maquiagem desigual ou pouco profissional”, diz.
Dificuldade de limpeza
“Os brócolis são porosos e podem absorver produtos de maquiagem, tornando-os difíceis de limpar e higienizar adequadamente. Isso pode levar à acumulação de bactérias e outros contaminantes, aumentando o risco de infecções e irritações na pele”, finaliza.
Fonte: Mulher