Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove Encontro de Saúde Preventiva

Geral

Entidade discutiu formas de ampliar as ações de atendimento aos produtores

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na segunda (11), um encontro com 12 Administrações Regionais para discutir novas ações de Promoção Social com foco na saúde preventiva dos produtores rurais.

Participaram coordenadores de Promoção Social do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, abriu o evento e afirmou que a intenção é expandir as ações de saúde preventiva por meio do compartilhamento das iniciativas dos estados, além de desenvolver uma metodologia para que os produtores rurais tenham acesso mais completo à saúde.

imagem

“Esse é o objetivo desse encontro, de chegar a um modelo que resolva a vida das pessoas do campo e que possa ser nacionalizado.” Carrara ressaltou que, após ouvir as experiências das administrações regionais, será possível construir o modelo em conjunto com os estados.

Na linha das iniciativas regionais, o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, falou sobre o programa Saúde em Campo, que desenvolve ações básicas nas áreas de saúde e cidadania, além de atendimentos nas áreas de pediatria, oftalmologia e equoterapia (método terapêutico que usa o cavalo com abordagem interdisciplinar).

A coordenadora de Promoção Social do Senar, Magali Eleutério, apresentou algumas ações que a entidade já desenvolve como telemedicina, saúde do homem e da mulher, saúde do adolescente rural, e a previsão de novas parcerias para proporcionar outros atendimentos, assim como a realização de exames mais complexos.

imagem

Para a diretora de Educação Profissional e Promoção Social, Janete Lacerda, o encontro foi de grande relevância, pois permitiu a discussão com as regionais que realizam ações “tão importantes” nos estados. De acordo com ela, a expectativa é ter encaminhamentos nacionais na área da Promoção Social.

SENAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *