Os critérios foram definidos em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Associação do Bem Comum e o Canal Futura
SESI-SP e FIESP premiam municípios destaques na alfabetização de crianças
Reconhecimento por bons índices de alfabetização
Foto: Divulgação/Prefeitura de Mirante de Paranapanema
Premiados no palco do Teatro SESI-SP nesta segunda-feira (13), os municípios de São Paulo que se destacaram em 2022 na alfabetização das crianças na idade correta. A cerimônia de entrega da premiação foi promovida pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) e Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP). O evento, que ocorreu na sede da FIESP, contou com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas.
Freitas elogiou a iniciativa, dizendo que “alfabetizar as crianças na idade apropriada é fundamental, pois facilita a absorção do conhecimento, o que fortalece a base educacional e impulsiona o desenvolvimento cognitivo e as habilidades de comunicação. Excelente iniciativa!”.
Os municípios vencedores dessa edição foram: Brejo Alegre, Braúna, Meridiano, Mirante do Paranapanema, Pinhalzinho, Guariba, Fernandópolis e Franca.
Para chegar ao resultado da premiação, os municípios foram divididos em oito grupos na fase de avaliação. Foram levados em conta os dados sobre desempenho do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Os critérios foram definidos em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Associação do Bem Comum e o Canal Futura.
Municípios vencedores dessa primeira edição do prêmio ganharam um espaço Maker completo, em regime de comodato, e suporte de um instrutor do SESI-SP. A estrutura é composta de laboratório de fabricação digital com máquinas e recursos do mais alto nível, desenvolvido para práticas pedagógicas com prototipação de projetos, para ampliar experiências de aprendizagem multidisciplinares e interdisciplinares.
Nos próximos quatro anos a partir de 2024, o PAR atingirá 302 cidades de São Paulo, beneficiando 15.673 professores, 2.556 escolas e 5.159 gestores.
De acordo com dados do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em 2021 apenas 4 em cada 10 alunos do 2º ano do foram alfabetizados de forma adequada. O levantamento apurou que entre os 2,8 milhões de estudantes que concluíram o 2º ano mais de 56% não foram alfabetizados.
Foi nesse contexto que o SESI-SP e a FIESP lançaram o Programa Alfabetização Responsável (PAR) para ajudar no enfrentamento ao problema. O PAR oferece treinamento gratuito e recursos pedagógicos para professores e gestores de escolas de municípios paulistas. O intuito é estimular agentes públicos no engajamento das escolas para dedicação ao processo de desenvolvimento da escrita e leitura das crianças, para que ocorra na fase correta.
“O avanço educacional é fundamental para que o Brasil consolide seu potencial como uma das principais potências mundiais”, avalia o presidente do Conselho Nacional do SESI.
Fonte: Conselho Nacional do SESI