O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas , informou nesta segunda-feira (26) que um terceiro suspeito foi preso pelos incêndios criminosos no interior do estado. Ele confirmou a apreensão em entrevista à Globonews.
Segundo o chefe do Executivo, a apreensão teria ocorrido neste fim de semana, na cidade de Porto Ferreira . As duas anteriores aconteceram nos municípios de São José do Rio Preto e Batatais , no domingo.
“Nós temos três situações. Primeiro, uma combinação de estiagem severa, baixa umidade relativa do ar, ventos fortes, e aí qualquer coisa provoca uma ignição e o espalhamento desses incêndios. Nós tivemos a ação de criminosos”, disse o governador.
Ainda segundo Tarcísio, os focos de incêndio na região de Piracicaba, Araçatuba e Alta Paulista já foram controlados. Agora, o combate às chamas agora se concentra em Ribeirão Preto.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 3.480 incêndios contabilizados de quinta a sábado. Algumas prefeituras na região de Ribeirão Preto, uma das mais afetadas pelas chamas e pela fumaça, suspenderam as aulas e tiveram um aumento na busca por atendimento médico durante o fim de semana.
Força-tarefa
Neste fim de semana, o governo de São Paulo decretou estado de emergência em 48 dos 645 municípios paulistas em decorrência das queimadas. Com isso, criou um gabinete para conter o avanço das chamas no estado.
O governo também confirmou a criação de um plano emergencial para ampliar os serviços de saúde.
Além disso, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou o envio de quatro aviões das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .
Fonte: Nacional