A coleção da Catarina Mina destaca o protagonismo das artesãs, sob o tema Guardiões da Memória, evidenciando sua importância não apenas como tais, mas como guardiãs de uma tradição valiosa, celebra a beleza e delicadeza da renda cearense, além de destacar a força e resiliência dessas mulheres que, com sua arte, tecem histórias e memórias que perduram no tempo.
Serão apresentados 40 looks feitos à mão, com 6 técnicas artesanais: filé, bilro, labirinto, palha de carnaúba, fibra de croá, bordado, e o crochê, carro chefe da marca, combinadas com a alfaiataria que integra a seda e o linho puros – novidade que será apresentada na SPFW.
Prometendo um desfile emocionante, a marca homenageará as artesãs que preservam e repassam para as novas gerações a tradição do ofício. “Não existe artesanato sem as artesãs, o nosso desfile é uma homenagem a elas. Estamos entusiasmadas em trazer nossa visão de trabalho para a passarela desta SPFW 57”, afirma Celina Hissa, fundadora da marca.
Há cerca de 18 anos, Catarina Mina promove ações para valorizar e preservar a prática de artesanato, a partir do protagonismo e empreendedorismo das artesãs cearenses. A marca tem trabalhado em estreita colaboração com artistas locais para a feitura manual de suas peças, fortalecendo a produção de vestíveis para além dos tradicionais acessórios e jóias.
Com uma rede composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99% mulheres, muitas delas mães (92,4%) e avós (38,2%), em seus métodos de trabalho envolve também designers, e com isso sustenta e valoriza junto aos consumidores a longevidade do saber artesanal. Assim, Catarina Mina gera renda e garante a liberdade e autonomia financeira às famílias dessas mulheres.
Guardiãs da Memória é sobre transgeracionalidade, identidade, excelência e valorização. É também sobre autenticidade, design, vestimenta, moda. A coleção é formada por peças que preservam a autenticidade do Nordeste brasileiro.
Uma novidade é a presença de um novo estudo de modelagem que agrega a ancestralidade dos saberes das artesãs do Sertão cearense à alfaiataria clássica, presente nas peças de linho e de seda puros, esta última com estampa exclusiva feita para o desfile na SPFW.
Para apresentar sua rede de artesãs ao público final de modo a que sejam reconhecidos os seus trabalhos, as peças da Catarina Mina têm como característica trazer um QR Code anexado à etiqueta, com informação da identidade da artesã responsável pela criação, bem como sua localização geográfica no mapa.
“A gente trabalha pra gente mesmo, de casa, é bem mais prático. Ainda mais quando a gente tem o incentivo financeiro, e também como pessoa, porque essas parcerias nos incentivam como pessoa, nos fortalecem como artesãs”, Valderina, 21 anos – Aracatiaçu, Sobral.
A presença da Havaianas como patrocinadora principal do desfile vai contribuir para compor o lifestyle brasileiro apresentado, onde os looks irão destacar a brasilidade dos chinelos e mules da marca, ressaltando a autenticidade do país. Desta vez, o modelo Slim Point será o grande destaque, refletindo a inovação e o estilo contemporâneo que a marca está trazendo para a primeira edição do ano do SPFW. O desfile também terá o apoio de Werner, Círculo e Minalba.
Fonte: Mulher