Um forte terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter deixou nove pessoas mortas e ao menos 946 feridos em Taiwan, na manhã desta quarta-feira (3). Fotos e vídeos divulgados pela imprensa estatal mostram os danos causados pelo fenômeno.
Autoridades afirmam que os mortos estavam no condado montanhoso e pouco povoado de Hualien, que fica próximo ao epicentro do tremor, na costa leste da ilha, a cerca de 150 km da capital, Taipei.
Os desabamentos ocorreram nas cidades de Yilan (1), Keelung (2), Nova Taipei (8) e Hualien (17).
Segundo a agência estatal Central News, o terremoto apresentou uma energia equivalente a cerca de 32 bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.
O presidente eleito Lai Ching, que venceu a corrida eleitoral em janeiro deste ano, visitou Hualien nesta manhã. “Meus pensamentos estão com todos os afetados enquanto trabalhamos para recuperar e reconstruir”, disse.
A presidente em exercício, Tsai Ing-wen, que fica no cargo até maio, e o primeiro-ministro Chen Chien-jen visitaram o Centro de Operações de Emergência na cidade de Nova Taipei após o desastre.
Diversos imóveis ficaram danificados na região, incluindo dois prédios, que se inclinaram com a força do tremor.
Em todo o país, ao menos 26 edifícios desabaram. O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Fonte: Internacional