Começou, nesta quarta-feira (14), a limpeza das bocas de lobo nas tesourinhas do Plano Piloto. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) faz esse serviço de forma preventiva na época de seca com o intuito de ajudar no escoamento da água durante o período chuvoso. O objetivo é amenizar os impactos das tempestades no que diz respeito a alagamentos nesses locais.
A atuação das equipes técnicas de desobstrução começou pelas tesourinhas da Entrequadra 216/116 da Asa Norte. O trabalho está previsto para ocorrer ao longo de 60 dias, contemplando também a Asa Sul. À medida que um trecho é limpo, o grupo desloca-se para a próxima localidade. Durante a intervenção, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) faz o fechamento da via para evitar qualquer intercorrência nas vias, dando mais celeridade ao trabalho de desobstrução.O entulho proveniente da limpeza e desobstrução nas tesourinhas é retirado e depositado em um caminhão-caçamba, para posteriormente ser descartado de forma correta. Além de muitas garrafas PET, sacos plásticos e latinhas de alumínio, as equipes têm encontrado bastante entulho de obras, como areia e partes de tijolo e concreto, provavelmente fruto de construções particulares sem o devido descarte.
Paralelamente a isso, as obras do Drenar DF, o maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Plano Piloto, seguem avançando para que os trabalhos possam ser finalizados antes do início das chuvas. O investimento no programa é de aproximadamente R$ 180 milhões.
Ao todo, a estrutura será composta por 7,68 km de túneis, dos quais 6,7 km já foram escavados e 4,9 km já foram concretados para facilitar o escoamento da água e reforçar a proteção dos anéis de aço corrugado que estruturam os túneis. Além disso, dos 107 poços de visita (PVs) previstos, 103 estão concluídos, totalizando 1.053,13 metros.
The post Tesourinhas do Plano Piloto passam por limpeza preventiva first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional