TJAC participa de encontro do STJ sobre admissibilidade dos recursos dirigidos às cortes superiores

Acre

O evento foi realizado no Salão Nobre do STJ e teve como principal objetivo  promover o fortalecimento do diálogo institucional da Corte com os Tribunais estaduais e os Tribunais Regionais Federais

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da vice-presidente  desembargadora Regina Ferrari, esteve presente nesta segunda-feira, 8, no encontro com os vice-presidentes dos tribunais de justiça estaduais e tribunais regionais federais para discutir a admissibilidade dos recursos dirigidos às cortes superiores.

O evento foi realizado no Salão Nobre do STJ e teve como principal objetivo  promover o fortalecimento do diálogo institucional da Corte com os Tribunais estaduais e os Tribunais Regionais Federais, especialmente no que se refere à atuação harmônica e integrada dos órgãos responsáveis pela admissibilidade de recursos para os Tribunais Superiores.

A abertura foi feita pelo presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Herman Benjamin, e pelo vice-presidente do STJ e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luis Felipe Salomão. No período da manhã, os participantes discutiram as possibilidades de uniformização das decisões de admissibilidade de recursos. Também foram abordados temas como a formação de precedentes em recursos repetitivos, a questão da relevância e a instituição do Centro de Inteligência do Judiciário.

Na parte da tarde, em reunião reservada, sem transmissão, o grupo discutiu os desafios da admissibilidade de recursos. O encerramento do evento ocorreu pelo ministro Luis Felipe Salomão.

Para a desembargadora Regina Ferrari, a participação no encontro foi fundamental para alinhar estratégias e compartilhar experiências com os demais tribunais. “Esse diálogo institucional é essencial para que possamos avançar na construção de um Judiciário mais eficiente e coeso. A troca de experiências entre os tribunais fortalece nossa atuação e contribui para maior segurança jurídica na admissibilidade dos recursos encaminhados às cortes superiores”, destacou a vice-presidente do TJAC.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC