Ucrânia deu início a novo contra-ataque hoje, diz autoridade russa

Mundo

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
Presidencia Ucrânia – 27.03.2023

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Nesta quarta-feira (26), autoridades russas informaram que as forças ucranianas lançaram uma nova ofensiva sobre a região Zaporizhzhia, ao sul de Orikhiv, já após pequenos ganhos no local nos últimos dias.

“Frente Zaporizhzhia — a segunda onda da contraofensiva [das Forças Armadas da Ucrânia] começou”, publicou Vladimir Rogov, um membro da administração militar-civil de Zaporizhzhia instalada pela Rússia, no Telegram . “O inimigo enviou forças máximas para romper nossas defesas na direção de Orikhiv.”

Em comunicado, Rogov ainda acrescentou que: “No início desta manhã, após preparação massiva de artilharia e ataques aéreos, os [ucranianos] foram atacar nossas posições perto de Robotyne.”

O governador instalado pela Rússia da região, Yevgeny Balitsky, também relatou um ataque da Ucrânia.

Além das autoridades, um blogueiro militar russo descreveu a mesma situação.

“Após a preparação de artilharia por uma divisão de obuses e uma bateria de jatos da formação, [destacamentos de ataques ucranianos] desceram para romper o nordeste de Robotyne”, disse Rybar.

De acordo com ele, no ataque eram usados dezenas de veículos blindados, “incluindo tanques, veículos de combate de infantaria, veículos blindados de transporte de pessoal e veículos blindados de combate”.

“O inimigo conseguiu penetrar em três áreas. Agora batalhas ferozes estão acontecendo”, acrescentou.

A Ucrânia, no entanto, ainda não se pronunciou sobre a suposta ofensiva. Durante comunicado na manhã desta quarta, o Estado-Maior dos militares apenas disse que “as Forças de Defesa ucranianas continuam a conduzir operações ofensivas nas direções de Bakhmut, Melitopol e Berdiansk”.

“O inimigo fez tentativas frustradas de recuperar a posição perdida a nordeste de Robotyne, na região de Zaporizhzhia”, acrescentou. “Ao mesmo tempo, continua a oferecer forte resistência, movimenta unidades e tropas e usa ativamente as reservas.”

Fonte: Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *