O comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises da União Europeia, Janez Lenarcic, afirmou nesta terça-feira (27) que não foram recebidas provas que apoiem as acusações de Israel sobre o envolvimento de funcionários da agência para palestinos nos ataques do Hamas.
“De qualquer forma, deve haver responsabilidade individual pelas violações da neutralidade da Unrwa [Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina] e não uma punição coletiva”, disse, durante um debate sobre a situação na Faixa de Gaza.
“A Unrwa é insubstituível. Isso nos é dito pelas agências da ONU presentes em Gaza, pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pelas ONGs internacionais, todos esses atores nos dizem que não podem assumir o trabalho da Unrwa”, acrescentou.
Diversas nações, incluindo a Itália, bloquearam repasses financeiros depois que trabalhadores da Unrwa foram acusados de estarem envolvidos nos ataques do grupo fundamentalista islâmico Hamas contra Israel em 7 de outubro.
Fonte: Internacional