Urologista também é médico para mulheres

Entretenimento

Urologista também é medico de mulheres
FreePik

Urologista também é medico de mulheres

Nem toda mulher sabe, mas o urologista também pode ser um especialista a ser consultado. Alex Meller, urologista, Professor da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP e membro do corpo clínico do Hospital Vila Nova Star, explica que o urologista, quando atende à mulher, ele atende com algumas necessidades.

“Uma delas são os problemas de infecção urinária, segundo os problemas de incontinência urinária, e outras doenças também, por exemplo, o cálcio renal, doenças tumorais, o câncer de bexiga, câncer de rim, etc. Quando a gente fala de mulher passar no urologista, ela tem algumas dessas queixas e quase sempre por indicação de outro especialista, como ginecologista ou cardiologista para uma avaliação”, diz o médico.

No caso feminino, não há uma necessidade de avaliação frequente e você passar para fazer avaliações contínuas, mas você tem sim a atenção do urologista para as mulheres nesses cenários que eu comentei. E, normalmente, as mulheres representam 30% do consultório habitual de um urologista.

“Quanto aos exames que são realizados, vai depender do diagnóstico, então, depende do diagnóstico que foi motivado, que foi motivada a consulta, então, se é, por exemplo, o cálculo renal, a gente vai usar exames de imagem como tomografia, se o problema é infecção urinária, muitas vezes é um exame de urina com cultura e um exame de ultrassom”, explica Meller.

“Se tem incontinência, pode ser pedido um exame chamado estudo urodinâmico, que é um exame também que é usado para ver a função da bexiga, como ela funciona, e casos de câncer ou outras doenças assim que também o urologista avalia, e vai usar outros exames de imagem, como a ressonância. Não existe uma rotina de exames precisa e não existe uma rotina de check-up com o urologista para as mulheres”, diz o especialista.

Na verdade, as mulheres representam em torno de 30% do consultório do urologista e quase sempre elas são indicadas ou encaminhadas pelos ginecos, pelos clínicos, para fazer avaliação de algum sintoma específico.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Fonte: Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *