Venezuela confirma mais de 635 observadores internacionais para monitorar eleições

Mundo

Nicolás Maduro exibe uma cédula de votação durante um programa de televisão em Caracas, em 22 de abril de 2024
Zurimar Campos/Venezuelan Presidency/AFP

Nicolás Maduro exibe uma cédula de votação durante um programa de televisão em Caracas, em 22 de abril de 2024

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, afirmou nesta quinta-feira (11) que, até o momento, o país conta com mais de 635 confirmações de observadores internacionais interessados em acompanhar o processo eleitoral presidencial de 28 de julho.

Em encontro com o corpo diplomático na Casa Amarilla, sede do Ministério em Caracas, Gil destacou a permanência na Venezuela de uma democracia sólida, participativa e protagonista, onde o centro do processo de decisão está nas mãos do povo.

“O nosso sistema eleitoral foi construído para garantir a maior transparência possível”, acrescentou.

O ministro explicou ainda que o grupo de peritos eleitorais das Nações Unidas chegou na última terça-feira (9) à Venezuela e lembrou que o Centro Carter dos EUA, a União Africana, mais de 65 centros eleitorais em todo o mundo e governos convidados também farão o mesmo, tendo em vista a abertura das urnas.

Em maio, porém, o governo venezuelano revogou um convite feito a observadores da União Europeia após Bruxelas criticar a decisão da Justiça de proibir a candidatura da líder de oposição María Corina Machado.

Fonte: Internacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *