Um vídeo divulgado pelo site americano TMZ mostra o momento exato do ataque contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump . Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, aparece deitado, mira e dispara tiros em direção ao comício, antes de ser abatido pelos seguranças.
No vídeo, Crooks, com cabelos castanhos compridos, usando camisa cinza e calças cáqui, é visto mirando cuidadosamente antes de atirar. Quando os tiros começam, as pessoas entram em pânico, gritos são ouvidos e o caos se instala. Momentos depois, o atirador é atingido pelos tiros do Serviço Secreto.
Trump foi rapidamente escoltado para um carro, segurando a orelha direita ensanguentada. Anthony Guglielmi, porta-voz do Serviço Secreto, afirmou que o atirador usou um fuzil AR-15 e disparou várias vezes de uma posição elevada.
O FBI, o Serviço Secreto e outras agências investigam o caso como tentativa de assassinato. Trump, em sua plataforma Truth Social, disse que uma bala perfurou a parte superior da sua orelha direita. Seu porta-voz, Steven Cheung, afirmou que Trump “está sendo examinado e está bem”.
Segundo o New York Times, todos os participantes dos comícios de Trump passam por rigorosas verificações de segurança. No momento dos disparos, Trump interrompeu o discurso, se abaixou e levou as mãos ao rosto enquanto a multidão gritava.
Logo após o ataque, autoridades instruíram o público a se proteger, e a imprensa se retirou do local. Trump, cercado por agentes e com a orelha sangrando, ergueu o punho para a multidão antes de ser levado rapidamente para sua comitiva.
O incidente ocorre dois dias antes da Convenção Nacional Republicana, onde Trump será confirmado como candidato para as eleições de novembro contra Biden. Pesquisas indicam que Kamala Harris começa a despontar como a opção mais viável para enfrentar Trump na votação.
Vídeo
Fonte: Internacional