Participante do BBB 24, Yasmin Brunet relatou em entrevista, antes mesmo de entrar no programa, que usa toxina botulínica no pescoço para retardar os efeitos da idade. “Faço bastante botox na testa e no pescoço. [O do pescoço] se chama ‘Nefertiti’, é muito legal. […] A força do músculo do pescoço puxa o terço inferior do rosto para baixo”, contou ela.
Mas será que isso realmente faz sentido? De acordo com Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia, sim, já que é necessário estender os tratamentos faciais ao pescoço, para evitar o chamado “derretimento facial”.
“O aspecto de derretimento ocorre quando, por conta do envelhecimento, perdemos compartimentos de gordura facial e colágeno; com isso, há uma queda das estruturas, formando os temidos buldogues (bochecha flácida), a papada (queixo duplo) e as rugas no pescoço. Muitas pessoas só querem tratar o rosto, mas esquecem que o músculo do platisma, no pescoço, pode ajudar a acelerar o envelhecimento e essa sensação de derretimento”, explica Cláudia. “Para evitar esse tipo de situação, os tratamentos faciais devem ser estendidos ao pescoço”, completa.
Segundo ela, a contração repetida do platisma, o músculo da região do pescoço, ocasiona a perda do contorno facial. “Eu sempre aviso os pacientes a importância de fazer toxina botulínica na face e também no pescoço. Esse músculo do platisma é depressor da face, ou seja, as contrações tendem a puxar para baixo toda a região do terço inferior”.
A médica explica que a toxina botulínica atua no relaxamento muscular, com isso, o músculo deixa de fazer movimentos de contração repetitivos. “Claro que há muito benefício também para o pescoço, afinal essa é uma pele fina e delicada, que também forma rugas e linhas com facilidade”, enfatiza ela.
Na face, a toxina botulínica previne as linhas de expressão marcadas na testa, eleva a sobrancelha, melhora as rugas pés-de-galinha, do nariz e do canto de boca e as covinhas do queixo. “Aplicando no platisma, evitamos a contração que puxará a face para baixo. Quantos tratamentos nós fazemos para ter efeito lifting no rosto? Se não olharmos com a devida atenção para esse músculo do pescoço, atrapalharemos esses resultados”.
Para recuperar o contorno facial e melhorar as rugas no pescoço, também podem ser indicadas outras técnicas, como o laser fotona, o bioestimulador de colágeno e o ultrassom microfocado, que atuarão para estimular colágeno na região. “Quanto à toxina botulínica, o tratamento e os resultados são rápidos. Com relação ao estímulo de colágeno, percebemos melhora da tração (firmeza) da pele com resultados progressivos”, finaliza a especialista.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher